Era um cão vadio como qualquer outro. Estava no Equador, onde se realizou uma prova mundial de aventura. Recebeu uma almôndega dos membros da equipa da Suécia e nunca mais os largou. Cumpriu todas as provas e conquistou os suecos, que o receberam em Estocolmo como um vencedor.
A vida de Arthur mudou quando se cruzou com os participantes do mundial Aventura Huairasinchi Explorer (2014), no Equador. Sem treinos nem inscrição, nada deteve o novo participante de quatro patas. Lutou para não se afundar em zonas lamacentas, suportou o caudal frio do rio onde se realizou uma prova de caiaque de 59 quilómetros. A organização da prova aconselhou a que o cão ficasse em terra, mas assim que viu os seus companheiros partirem, lançou-se à água a nado. "Era muito penoso vê-lo e por isso decidimos recolhê-lo", lembra o líder da equipa.
A Team Peak Performance não venceu o Mundial de Aventura mas cortou a meta, no passado dia 16, com um novo membro: Arthur.
E logo se envolveram num outro "desafio": decidiram que Arthur iria para a Suécia com eles, trataram das autorizações para viajar para a Europa, conseguiram espaço no voo já previsto para a equipa e reuniram os fundos necessários para os cuidados que irá precisar durante um período de quarentena a cumprir em solo sueco. A chegada a Estocolmo aconteceu esta quinta-feira (dia 20). Dezenas de pessoas, incluindo muitos jornalistas, receberam a equipa e deram as boas-vindas a Arthur que, com todo o mérito, ganhou uma nova vida!
Histórias boas como esta, fazem bem! :)